Dicas para organizar seu material da faculdade.

Só quem faz (ou já fez) faculdade sabe o monte de xerox, apostila e livro que a gente acumula durante os períodos. Sabe também que quando a gente acha que nunca mais vai precisar de um texto, aparece uma matéria e pronto: precisamos daquele texto antigo de novo.

Pensando em poupar tempo e espaço, passei a me organizar. Nesse post, vou mostrar como organizo meu material da faculdade. Eu nunca fui organizada com nada, essa é a primeira vez e está dando certo! Gostaria apenas de lembrar que esse método de organização funcionou comigo. Tem gente que é menos organizado, mais organizado, desorganizado (...) e não tem problemas com isso. O ideal é você encontrar o método que mais funciona com você! Dito isso, vamos começar!

Os itens essenciais para a minha organização são: caderno, agenda e pastas, muitas pastas.

♥ Caderno: eu uso um caderno de 10 matérias. Estou no terceiro período e estou usando esse caderno desde o primeiro, então eu tenho todas as anotações das disciplinas anteriores comigo. Quando uma disciplina é a continuação da outra (como Teoria da Literatura 1, 2, 3 e 4) isso é ótimo. Eu posso rever alguns conceitos facilmente. 

♥ Agenda: eu uso a agenda para anotar meus compromissos acadêmicos, como datas de provas, de apresentação e entrega de trabalhos, e tudo que estiver relacionado a prazos que eu devo cumprir. Eu não levo a agenda comigo para a faculdade, mas todos os dias dou uma olhada para ver se tem algo próximo.

A base da minha organização, é a pasta. Eu uso três tipos diferentes, para funções diferentes, e vou explicar detalhadamente um por um.

♥ Pasta Fina: essa é a única pasta que eu levo para a faculdade (a rosa claro da foto). Evitando carregar peso desnecessário, eu seleciono, todos os dias, os textos que serão usados das matérias que eu tenho apenas naquele dia. 

perdão pela qualidade da foto
♥ Pasta Sanfonada: nessa pasta, eu posso colocar os textos separados por disciplina, o que facilita na hora de achar um texto. É dessa pasta que eu tiro os textos para colocar na pasta fina, e é para ela que eles voltam no final do dia. Essa pasta fica em casa, e eu coloco todos os textos do semestre nela. Quando o semestre acaba, retiro os textos e troco o nome das disciplinas, assim eu não preciso comprar uma outra pasta. 

♥ Pasta Grossa: eu tenho uma pasta grossa para cada período finalizado. A pasta roxa tem todas as xerox do 2º período, e a vermelha tem todas as xerox do 1º período (apesar de não estar escrito, hehe). Elas são como um arquivo morto e se eu precisar de um texto antigo, eu encontro facilmente nelas. Assim que eu terminar o 3º período, vou comprar mais uma pasta grossa, aliás, essa é a única pasta que eu compro.

Ter o seu cantinho de estudo é muito importante, e nesse lugar devem ficar os seus livros, cadernos, apostilas, e textos, assim você não precisa ficar levantando toda hora (é chato) para pegar um texto, ou livro... 

Como moro sozinha, eu uso a mesa de jantar para estudar. Eu sempre faço as refeições vendo TV ou mexendo no computador, então a mesa de jantar só serve para os estudos mesmo. A mesa tem um tamanho razoável, eu gosto porque posso abrir os livros e espalhar as folhas pela mesa enquanto estudo.
É assim que eu me organizo! Me adaptei perfeitamente a esse tipo de organização. Você pode tentar também!

Muita gente me pede esse post há um tempo, mas só hoje eu consegui fazê-lo. Perdão pela demora, meus queridos. Espero que vocês possam aproveitar essas dicas!

Se vocês têm outras dicas, me contem nos comentários! 

Beijo, beijo!

O blog continua nas redes sociais! Vem comigo!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Eu era bem desorganizada, até comprar a bendita pasta sanfonada, ela salva as nossas vidas na facul, né? ahhahah
    Fernanda, muito obrigada por comentar no post lá no blog, é muito importante pra mim. ♥

    Um beijãooooo!

    www.oblogdamii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, preciso voltar para a minha!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou organizada até com minhas coisas do ensino médio, acho que serei com as da faculdade também. Pelo menos espero rsrs. Não vejo a hora de começar a minha!

    Seule Ana

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das dicas. No período que estou cursando sempre utilizo a pasta sanfonada que também é rosa...rsrsrs. Agora que estou no sexto, comprei a pasta arquivo morto para colocar, todas as outras apostilas que sempre ficaram entulhadas por toda casa. Resolvi me organizar agora. Sucesso para vc!!

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rayane Layouts