10 coisas que você precisa saber antes de entrar na faculdade


Cada vez mais, entrar na faculdade é um marco muito importante na vida das pessoas. Pensando nisso e nas minhas experiências como caloura, percebi que gostaria de ter sabido algumas coisas antes de ter entrado na faculdade. Junto com alguns amigos da faculdade (AnaLuís e Letícia <3), elaborei uma lista com dez coisas que você precisa saber antes de entrar na faculdade! Eu gostaria de ter lido uma lista dessas há um ano atrás.

01. Você não vai se formar na quantidade de anos prevista na sua grade curricular.
A primeira coisa que descobrimos ao entrar na faculdade é essa! São poucas as pessoas que conseguem se formar em quatro anos (se sua grade tiver oito períodos), ou cinco anos (se sua grade tiver dez períodos). Existem empecilhos, como quando você não consegue vaga em nenhuma turma, e existem tentações, como o excesso de liberdade que pode te levar a uma reprovação. Algumas faculdades dão um certificado especial se você conseguir cumprir tudo como previsto na grade!

02. A inscrição em disciplinas é feita via internet.
A gente sai do colégio muito mal acostumado. Durante todos esses anos, você não precisou se preocupar em se inscrever nas matérias (Português, Redação, Biologia, Matemática...), nem em conseguir vaga nas turmas, mas quando chega na faculdade: é cada um por si e um sistema online contra todos. Você vai se inscrever nas matérias através do sistema online de matricula da sua faculdade, e não importa se ela é pública ou particular: o sistema é uma bosta droga. O lado bom da matricula ser online: você não tem que ir na faculdade durante as férias para se matricular. O lado ruim: o sistema dá muito problema. É assim que você vai se inscrever nas disciplinas durante sua graduação, melhor se acostumar.

03. Você não se forma com as pessoas que entraram com você.
Isso é triste porque você entra na faculdade sem conhecer ninguém, cria um monte de amizades e com o passar dos períodos, vocês vão se separando. Uns reprovam uma matéria, você reprova outras... É bem difícil conciliar sua vida acadêmica com a de seus amigos para vocês poderem se formar juntos.

04. Você vai gastar suas roupas.
Se você tá acostumada a usar uniforme pra escola, prepare-se: você vai usar suas roupas bonitinhas pra ir pra faculdade. No início pode ser legal, mas depois você vai perceber que suas roupas estão se desgastando mais rápido. No meu colégio nós não usávamos uniforme, então já entrei na faculdade acostumada, mas devo confessar que adoraria usar uniforme e economizar minhas roupas.

05. O trote é a melhor parte.
Essa é uma boa hora para conhecer pessoas que já passaram pelo o que você vai passar e para fazer amigos. No trote você vai ser pintado, zoado, e vai pedir dinheiro. Violência não é trote e de nenhuma forma você deve aceitar participar de um trote violento. No meu trote nós fomos pintados, pedimos dinheiro, participamos de gincanas, e o dinheiro arrecadado serviu para a nossa festa de calouros. Foi muito divertido! Os trotes de humanas costumam ser mais leves do que os trotes de exatas. Ah, e se eu posso dar um conselho: use roupas e sapatos velhos nos dias de trote, eles vão manchar.

06. Alguns alunos possuem fortes ideias políticas.
Não são todos, na verdade, os alunos que entendem (ou fingem entender) de política são minoria. Os calouros são bombardeados com informações sobre partidos e políticos, e se deixam influenciar. Também há uma forte atmosfera de que as pessoas são politicamente corretas. Deve-se tomar cuidado com o que você fala e como você fala. Isso acontece muito nas universidades públicas, nas particulares eu já não sei. 

07. O ritmo de estudos é completamente diferente.
É necessário se adaptar a nova rotina de estudos. Ler os textos recomendados pelos professores antes das aulas, anotar dúvidas, sublinhar questões importantes, conversar sobre os textos com os professores, sobre o que você entendeu, o que você não entendeu. Fazer os exercícios e trabalhos pedidos. Reler os textos depois das aulas, sublinhando novas questões importantes que você não tinha percebido, apagar o que você achava que era importante mas, na verdade, não é. É trabalhoso e requer muita dedicação. Você vai ter que dar um jeito de conciliar sua vida social com a vida acadêmica.

08. É difícil se manter.
É bem difícil manter o rendimento na faculdade. Vai ser fácil estudar no primeiro período, mas manter o ritmo nos outros períodos é mais difícil porque você fica cansado dessa rotina. Os professores também costumam exigir mais conforme o passar dos períodos.

09. A faculdade te dá muitas oportunidades de crescimento.
Eu acreditava que a rotina de um universitário era: entrar na faculdade, estudar, sair e procurar emprego, mas não! A universidade tem grandes projetos e você pode ganhar conhecimento, experiência e dinheiro trabalhando nela! Você pode estagiar no setor de administração, pode ser monitor de disciplinas, pode fazer pesquisa... É um mundo de oportunidades e você precisa saber aproveitá-las!

10. Coeficiente de rendimento é tudo.
Seu coeficiente de rendimento, o famoso CR, vai ser sua identidade dentro da faculdade. Se você tiver o CR acima de 7, pode concorrer a bolsas, intercâmbios e diversas coisas que a universidade oferece. O CR também serve como desempate entre candidatos: quem tem o maior CR, ganha! Então, se você quiser concorrer a algo, é bom você estudar e se dedicar bastante para ter o CR bem alto e evitar concorrência.

Você já faz faculdade e acha que eu esqueci de mencionar algo? Comenta aí! E se você pretende entrar na faculdade num futuro próximo, leia essa lista com muito carinho e me conta se serviu de alguma coisa depois! Ok? 

Beijinhos!
Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Nossa, não imaginava que fosse assim! é bom saber pra ficar preparada!
    http://amandacristina14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim foi um choque, por isso fiz a lista! :D

      Beijos, flor!

      Excluir
  2. Achei legal seu interesse em compartilhar isso, to na segunda faculdade e se tivesse alguem pra me dizer isso antes teria sido facil rsrs..
    Adorei!!!

    Beijos da May
    www.blushnolugarcerto.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May, estou tentando acessar o seu blog por esse link que você deixou no comentário mas não estou conseguindo!!! HELP!

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu ainda não faço faculdade, mas termino os estudo esse ano, então essa lista foi muito util. Tudo é bem diferente do que eu imaginava! :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal é: esse momento é muito gostoso, aproveite ao máximo! Fazer faculdade é muito bom! <3

      Beijos!

      Excluir
  4. Bom, acredito que eu não tenha tido as mesmas experiências que você na faculdade. Primeiramente, me formei com a minha turma do 1° período e no prazo de 4 anos - tempo de duração do meu curso. Nunca me inscrevi pra nenhuma aula online, pois minha grade curricular estava definida para todos os períodos do curso. Nunca tive dificuldade para manter o ritmo de estudos, mesmo trabalhando e estudando no período noturno. Meu rendimento da faculdade continuou o mesmo desde o começo, e não tive dificuldade para mantê-lo. Além disso, CR não é tudo. Na verdade, ele apenas serve para definir quem será o juramentista da turma na colação e nada além. As bolsas de estudo, e projetos financiados pela faculdade são disponibilizadas para projetos relevantes e quase nunca o CR é envolvido nisso.

    Enfim, achei as informações muito confusas, principalmente os "ideais políticos" porque não tive isso na minha faculdade, mas okay.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!
      Fico feliz que suas experiências tenham sido muito diferentes, mas, infelizmente, você é uma raridade! rs
      Você deu sorte (?) de se formar com a sua turma do 1º período, porque a minha já ficou pra trás, muitos amigos meus não vão terminar em 4 anos, principalmente porque a grade é um castigo pra quem quer Licenciatura. Eu acredito que vá terminar em 4 anos também, mas vou fazer Bacharelado, o que são outros 500 na Letras da UFRJ.
      Meu ritmo de estudos mudou completamente e hoje eu posso dizer que: eu estudo e aprendo de verdade. Antes eu só sabia o necessário pra passar. E sobre o CR, na UFRJ você não consegue nadinha sem o CR +7, e ele não decide o juramentista, quem decide isso são os próprios formandos por votação.

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  5. Não tive trote, do resto foi isso mesmo! hahaha
    Já sou formada. Não vejo a hora de começar outra! Acho tão legal!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você perdeu a melhor parte, Carol? Não acredito!!! Volta pra tomar trote já! hahahaha

      Beijo, flor!

      Excluir
  6. Nossa cara, faculdade e realmente muitoo diferente da escola, porem ainda quero fazer, mais essa coisa de trote sei nau haha, pretendo fazer de jornalismo ou publicidade ><
    BEIJINHOS
    http://lamoonier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, tenho uns amigos que fazem e AMAM! E olha, meu trote foi só amor! <3 Queria até que ele acontecesse de novo! hahahaha

      Beijo, obrigada pela visita!!! <3
      http://ancoradasorte.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. O pior é a primeira neh você não terminar no tempo previsto, acaba atrasando vários planos e sonhos
    Te espero no blog
    POST NOVO SORTEIO
    Um beijo flor

    ResponderExcluir
  8. Minha faculdade começa dia 14, estou super ansiosa e por isso seu post me foi muito útil, adorei!
    Meu blog: http://dicasbya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Noa adorei o post eu to louca pra entrar pra faculdade quero cursar moda ;3 acho melhor eu pesquisar muito até lá rsrs

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoreeeei as dicas! Vou precisar delas! HAHA. Estou no 1° ano do EM, mas pretendo cursar Medicina, então meu ritmo de estudo já é bem diferente dos alunos da minha sala. Estou ansiosa! HAHA. Ameeei! Bisousss,

    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino como seja seu ritmo de estudos, flor. Boa sorte! :D

      Beijinhos!

      Excluir
  11. Eu amei as dicas, e é tudo verdade, essa das roupas então kkkk, só faltou uma: Na maioria das vezes a concorrência é maior que a amizade, infelizmente né!
    Beijinhos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, faltou essa!!! A concorrência é maior que a amizade em muitos casos! :(

      Beijo, flor! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  12. Oi querida, verdade tudoo que disse, comecei a minha ano passado e olha... Sem contar que a responsabilidade só aumenta a cada semestre haha

    http://www.jessicarodrigues.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aumenta mesmo! S.O.S.!

      Beijo, querida. Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  13. Olaaa nossa nem sei como deve ser pq nao faço mas imagino deve ser bem puxado amei post linda bjss seguindo aqui
    http://companhiadabelezabyalineoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Falou e disse! Tem super razão em tudo que está no seu post! Antes de entrar na faculdade achamos que vai ser tudo festa né? Mas é bem diferente *-* Amei sue blog!

    www.blogdaizy.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog, sito super saudades da facul, ralei muitooo, mas amava!
    passa pra conhecer o meu tb!
    http://leandalivia.com

    beijos da Lê

    ResponderExcluir
  16. começo minha faculdade agora no começo de agosto , estou super ansiosa , você já fez algum posta sobre o primeiro dia da facul ? se não fez faça um que vai me ajudar para caramba e várias meninas tambem , beijão estou seguindo seu blog www.mandaliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que fofa! Vou fazer um post pra ti, então! :D
      Mas olha, não se preocupa que vai dar tudo certo!

      Beijão, flor!

      Excluir

 
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rayane Layouts