Dicas para organizar seu material da faculdade.

Só quem faz (ou já fez) faculdade sabe o monte de xerox, apostila e livro que a gente acumula durante os períodos. Sabe também que quando a gente acha que nunca mais vai precisar de um texto, aparece uma matéria e pronto: precisamos daquele texto antigo de novo.

Pensando em poupar tempo e espaço, passei a me organizar. Nesse post, vou mostrar como organizo meu material da faculdade. Eu nunca fui organizada com nada, essa é a primeira vez e está dando certo! Gostaria apenas de lembrar que esse método de organização funcionou comigo. Tem gente que é menos organizado, mais organizado, desorganizado (...) e não tem problemas com isso. O ideal é você encontrar o método que mais funciona com você! Dito isso, vamos começar!

Os itens essenciais para a minha organização são: caderno, agenda e pastas, muitas pastas.

♥ Caderno: eu uso um caderno de 10 matérias. Estou no terceiro período e estou usando esse caderno desde o primeiro, então eu tenho todas as anotações das disciplinas anteriores comigo. Quando uma disciplina é a continuação da outra (como Teoria da Literatura 1, 2, 3 e 4) isso é ótimo. Eu posso rever alguns conceitos facilmente. 

♥ Agenda: eu uso a agenda para anotar meus compromissos acadêmicos, como datas de provas, de apresentação e entrega de trabalhos, e tudo que estiver relacionado a prazos que eu devo cumprir. Eu não levo a agenda comigo para a faculdade, mas todos os dias dou uma olhada para ver se tem algo próximo.

A base da minha organização, é a pasta. Eu uso três tipos diferentes, para funções diferentes, e vou explicar detalhadamente um por um.

♥ Pasta Fina: essa é a única pasta que eu levo para a faculdade (a rosa claro da foto). Evitando carregar peso desnecessário, eu seleciono, todos os dias, os textos que serão usados das matérias que eu tenho apenas naquele dia. 

perdão pela qualidade da foto
♥ Pasta Sanfonada: nessa pasta, eu posso colocar os textos separados por disciplina, o que facilita na hora de achar um texto. É dessa pasta que eu tiro os textos para colocar na pasta fina, e é para ela que eles voltam no final do dia. Essa pasta fica em casa, e eu coloco todos os textos do semestre nela. Quando o semestre acaba, retiro os textos e troco o nome das disciplinas, assim eu não preciso comprar uma outra pasta. 

♥ Pasta Grossa: eu tenho uma pasta grossa para cada período finalizado. A pasta roxa tem todas as xerox do 2º período, e a vermelha tem todas as xerox do 1º período (apesar de não estar escrito, hehe). Elas são como um arquivo morto e se eu precisar de um texto antigo, eu encontro facilmente nelas. Assim que eu terminar o 3º período, vou comprar mais uma pasta grossa, aliás, essa é a única pasta que eu compro.

Ter o seu cantinho de estudo é muito importante, e nesse lugar devem ficar os seus livros, cadernos, apostilas, e textos, assim você não precisa ficar levantando toda hora (é chato) para pegar um texto, ou livro... 

Como moro sozinha, eu uso a mesa de jantar para estudar. Eu sempre faço as refeições vendo TV ou mexendo no computador, então a mesa de jantar só serve para os estudos mesmo. A mesa tem um tamanho razoável, eu gosto porque posso abrir os livros e espalhar as folhas pela mesa enquanto estudo.
É assim que eu me organizo! Me adaptei perfeitamente a esse tipo de organização. Você pode tentar também!

Muita gente me pede esse post há um tempo, mas só hoje eu consegui fazê-lo. Perdão pela demora, meus queridos. Espero que vocês possam aproveitar essas dicas!

Se vocês têm outras dicas, me contem nos comentários! 

Beijo, beijo!

O blog continua nas redes sociais! Vem comigo!

1 ano de UFRJ!

Hoje completo um ano como aluna da UFRJ! Um ano que minha vida e rotina mudaram completamente. Um ano de transformações, já que passei por muita coisa e amadureci demais. 

Estudar na UFRJ é uma relação de amor (2ª melhor do Brasil) e ódio (período de inscrição no SIGA), mas eu ainda sinto o que senti no dia em que me matriculei. Eu queria ter braços gigantes para abraçar a faculdade. O prédio mesmo, sabe? Mas hoje, o sentido no qual eu abraço a UFRJ, é diferente. Abracei a UFRJ como um lar que divido com amigos-irmãos. Um lugar de crescimento. 

A verdade é que eu nunca escolhi fazer Letras, e sim fui escolhida. A Letras me escolheu. Hoje vejo que se não estivesse na Faculdade de Letras, não sei mais onde poderia estar. Não me vejo fazendo nenhuma outra coisa. A única coisa que eu mudaria na Faculdade de Letras é a localização: eu queria um polo em Petrópolis, pra ficar pertinho da minha família.

Mas acontece, né? Petrópolis é uma cidade pequena e linda, só não dá para crescer lá. É uma cidade para aposentados, porque opções (tanto profissionais, quanto para lazer) para jovens são mínimas. Assim eu vim parar aqui, nesse Rio caótico de Janeiro, onde vivo algumas aventuras (boas e ruins). 

Falando em RJ e família... construí uma família aqui também. Dona Josefa e seu Raimundo me alugaram o apê, mas acho que me adotaram como filha caçula. Cuidam de mim quando minha mãe não está por perto, e me ajudam sempre quando eu preciso. Na faculdade, tenho irmãos. Nós nos ajudamos e compartilhamos alegrias e tristezas, com um detalhe: sempre fazendo piadinhas (as vezes inapropriadas?). Eles fazem as minhas manhãs serem um bilhão de vezes mais divertidas. 

A minha família em Petrópolis me fez chegar até aqui. Eles (mamy e papidrasto) me apoiaram desde quando disse que faria Letras na UFRJ até a minha mudança pra cá, que não foi emocionalmente fácil, eu sei. Eles aguentam o meu drama universitário, que não é pouco, e se eu pudesse, traria eles para morarem comigo.

Falando sobre apoio, lembrei de inspirações. Eu tive duas grandes inspirações para seguir o caminho da Faculdade de Letras. A primeira, foi minha professora de redação, Renata. A segunda, foi minha professora de inglês, Barbara. As duas passaram pela Faculdade de Letras. As duas são professoras incríveis que acreditam no potencial de seus alunos. São aquelas professoras amigas, que te fazem ter o prazer de estudar. Eu acho que nunca disse isso, mas elas são grandes modelos pra mim! (aliás, Renata, me lembro muito bem de quando você mostrou seu estojo da UFRJ pra gente e eu fiquei querendo um. Você disse que eu ganharia um quando entrasse. Entrei e nada. Ainda estou aguardando, mas acho que eles não investem mais nessas coisas. Nem carteirinha de estudante eu tenho, quem dirá estojo, né? rs)

O meu destino como profissional de Letras? Eu não sei. Professora? Talvez, mas acho que não. Revisora, tradutora, intérprete? É, pode ser. Eu ainda tenho que amadurecer certas ideias na minha cabeça. Até o final do curso já estarei decidida.

Pode ser clichê, mas essa história de que o tempo voa na graduação é verdade. Então, que venham os próximos anos e as próximas Silvias (karma da minha graduação)

A seguir, selecionei imagens aleatórias que tirei sozinha ou com amigos na faculdade e também selecionei algumas fotos do meu trote! 

Daqui pra baixo, as fotos foram tiradas por celulares, e o tamanho delas está reduzido pela questão da qualidade!
Surpresa no meu aniversário
Primeira caloura que pintamos!
Um beijo!

Receita: Café Serrano.

Que o frio chegou na maior parte do Brasil, não é novidade, mas que eu adoro inventar moda, talvez, seja novidade pra vocês! Minha família, meus amigos e meu namorado sabem muito bem que eu adoro tentar coisas novas na cozinha. 

Dessa vez, escolhi modificar o café comum que estamos acostumados a tomar. Não é nada elaborado, mas fica muito gostoso! Nesses dias frios, essa tem sido minha bebida favorita.
Não vamos precisar de muito pra fazer esse café: só leite condensado, chantilly (eu, preguiçosa que sou, já comprei chantilly pronto, mas você pode fazer em casa) e café comum, como vocês estiverem acostumados a fazer! Aqui em casa a gente faz na cafeteira.

Eu organizo os ingredientes na seguinte forma:
1. leite condensado por baixo;
2. café no meio;
3. chantilly por cima;

Pra finalizar, eu misturo tudo e o café ganha cor de nescau, então a ordem dos ingredientes não é importante.

Dica: adicione raspas de chocolate em barra pra dar um toque especial! 

Um beijo e me contem se vocês gostaram!

O blog continua nas redes sociais! Vem comigo!
 
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Rayane Layouts