Só quem faz (ou já fez) faculdade sabe o monte de xerox, apostila e livro que a gente acumula durante os períodos. Sabe também que quando a gente acha que nunca mais vai precisar de um texto, aparece uma matéria e pronto: precisamos daquele texto antigo de novo.
Pensando em poupar tempo e espaço, passei a me organizar. Nesse post, vou mostrar como organizo meu material da faculdade. Eu nunca fui organizada com nada, essa é a primeira vez e está dando certo! Gostaria apenas de lembrar que esse método de organização funcionou comigo. Tem gente que é menos organizado, mais organizado, desorganizado (...) e não tem problemas com isso. O ideal é você encontrar o método que mais funciona com você! Dito isso, vamos começar!
Os itens essenciais para a minha organização são: caderno, agenda e pastas, muitas pastas.
♥ Caderno: eu uso um caderno de 10 matérias. Estou no terceiro período e estou usando esse caderno desde o primeiro, então eu tenho todas as anotações das disciplinas anteriores comigo. Quando uma disciplina é a continuação da outra (como Teoria da Literatura 1, 2, 3 e 4) isso é ótimo. Eu posso rever alguns conceitos facilmente.
♥ Agenda: eu uso a agenda para anotar meus compromissos acadêmicos, como datas de provas, de apresentação e entrega de trabalhos, e tudo que estiver relacionado a prazos que eu devo cumprir. Eu não levo a agenda comigo para a faculdade, mas todos os dias dou uma olhada para ver se tem algo próximo.
A base da minha organização, é a pasta. Eu uso três tipos diferentes, para funções diferentes, e vou explicar detalhadamente um por um.
♥ Pasta Fina: essa é a única pasta que eu levo para a faculdade (a rosa claro da foto). Evitando carregar peso desnecessário, eu seleciono, todos os dias, os textos que serão usados das matérias que eu tenho apenas naquele dia.
![]() |
perdão pela qualidade da foto |
♥ Pasta Sanfonada: nessa pasta, eu posso colocar os textos separados por disciplina, o que facilita na hora de achar um texto. É dessa pasta que eu tiro os textos para colocar na pasta fina, e é para ela que eles voltam no final do dia. Essa pasta fica em casa, e eu coloco todos os textos do semestre nela. Quando o semestre acaba, retiro os textos e troco o nome das disciplinas, assim eu não preciso comprar uma outra pasta.
♥ Pasta Grossa: eu tenho uma pasta grossa para cada período finalizado. A pasta roxa tem todas as xerox do 2º período, e a vermelha tem todas as xerox do 1º período (apesar de não estar escrito, hehe). Elas são como um arquivo morto e se eu precisar de um texto antigo, eu encontro facilmente nelas. Assim que eu terminar o 3º período, vou comprar mais uma pasta grossa, aliás, essa é a única pasta que eu compro.
Ter o seu cantinho de estudo é muito importante, e nesse lugar devem ficar os seus livros, cadernos, apostilas, e textos, assim você não precisa ficar levantando toda hora (é chato) para pegar um texto, ou livro...
Como moro sozinha, eu uso a mesa de jantar para estudar. Eu sempre faço as refeições vendo TV ou mexendo no computador, então a mesa de jantar só serve para os estudos mesmo. A mesa tem um tamanho razoável, eu gosto porque posso abrir os livros e espalhar as folhas pela mesa enquanto estudo.
É assim que eu me organizo! Me adaptei perfeitamente a esse tipo de organização. Você pode tentar também!Muita gente me pede esse post há um tempo, mas só hoje eu consegui fazê-lo. Perdão pela demora, meus queridos. Espero que vocês possam aproveitar essas dicas!
Se vocês têm outras dicas, me contem nos comentários!
Beijo, beijo!
O blog continua nas redes sociais! Vem comigo!
Eu era bem desorganizada, até comprar a bendita pasta sanfonada, ela salva as nossas vidas na facul, né? ahhahah
ResponderExcluirFernanda, muito obrigada por comentar no post lá no blog, é muito importante pra mim. ♥
Um beijãooooo!
www.oblogdamii.blogspot.com.br
Adorei as dicas e sim a pasta salva muito :]
ResponderExcluirBeijos ♥
Blog: http://carolbrasileiro.com.br/
Fan Page: facebook/blogcarolbrasileiro
Adorei as dicas, preciso voltar para a minha!
ResponderExcluirhttp://toobege.blogspot.com.br/
Eu sou organizada até com minhas coisas do ensino médio, acho que serei com as da faculdade também. Pelo menos espero rsrs. Não vejo a hora de começar a minha!
ResponderExcluirSeule Ana
Gostei muito das dicas. No período que estou cursando sempre utilizo a pasta sanfonada que também é rosa...rsrsrs. Agora que estou no sexto, comprei a pasta arquivo morto para colocar, todas as outras apostilas que sempre ficaram entulhadas por toda casa. Resolvi me organizar agora. Sucesso para vc!!
ResponderExcluir