Cada vez mais, entrar na faculdade é um marco muito importante na vida das pessoas. Pensando nisso e nas minhas experiências como caloura, percebi que gostaria de ter sabido algumas coisas antes de ter entrado na faculdade. Junto com alguns amigos da faculdade (Ana, Luís e Letícia <3), elaborei uma lista com dez coisas que você precisa saber antes de entrar na faculdade! Eu gostaria de ter lido uma lista dessas há um ano atrás.
01. Você não vai se formar na quantidade de anos prevista na sua grade curricular.
A primeira coisa que descobrimos ao entrar na faculdade é essa! São poucas as pessoas que conseguem se formar em quatro anos (se sua grade tiver oito períodos), ou cinco anos (se sua grade tiver dez períodos). Existem empecilhos, como quando você não consegue vaga em nenhuma turma, e existem tentações, como o excesso de liberdade que pode te levar a uma reprovação. Algumas faculdades dão um certificado especial se você conseguir cumprir tudo como previsto na grade!
02. A inscrição em disciplinas é feita via internet.
A gente sai do colégio muito mal acostumado. Durante todos esses anos, você não precisou se preocupar em se inscrever nas matérias (Português, Redação, Biologia, Matemática...), nem em conseguir vaga nas turmas, mas quando chega na faculdade: é cada um por si e um sistema online contra todos. Você vai se inscrever nas matérias através do sistema online de matricula da sua faculdade, e não importa se ela é pública ou particular: o sistema é uma bosta droga. O lado bom da matricula ser online: você não tem que ir na faculdade durante as férias para se matricular. O lado ruim: o sistema dá muito problema. É assim que você vai se inscrever nas disciplinas durante sua graduação, melhor se acostumar.
03. Você não se forma com as pessoas que entraram com você.
Isso é triste porque você entra na faculdade sem conhecer ninguém, cria um monte de amizades e com o passar dos períodos, vocês vão se separando. Uns reprovam uma matéria, você reprova outras... É bem difícil conciliar sua vida acadêmica com a de seus amigos para vocês poderem se formar juntos.
04. Você vai gastar suas roupas.
Se você tá acostumada a usar uniforme pra escola, prepare-se: você vai usar suas roupas bonitinhas pra ir pra faculdade. No início pode ser legal, mas depois você vai perceber que suas roupas estão se desgastando mais rápido. No meu colégio nós não usávamos uniforme, então já entrei na faculdade acostumada, mas devo confessar que adoraria usar uniforme e economizar minhas roupas.
05. O trote é a melhor parte.
Essa é uma boa hora para conhecer pessoas que já passaram pelo o que você vai passar e para fazer amigos. No trote você vai ser pintado, zoado, e vai pedir dinheiro. Violência não é trote e de nenhuma forma você deve aceitar participar de um trote violento. No meu trote nós fomos pintados, pedimos dinheiro, participamos de gincanas, e o dinheiro arrecadado serviu para a nossa festa de calouros. Foi muito divertido! Os trotes de humanas costumam ser mais leves do que os trotes de exatas. Ah, e se eu posso dar um conselho: use roupas e sapatos velhos nos dias de trote, eles vão manchar.
06. Alguns alunos possuem fortes ideias políticas.
Não são todos, na verdade, os alunos que entendem (ou fingem entender) de política são minoria. Os calouros são bombardeados com informações sobre partidos e políticos, e se deixam influenciar. Também há uma forte atmosfera de que as pessoas são politicamente corretas. Deve-se tomar cuidado com o que você fala e como você fala. Isso acontece muito nas universidades públicas, nas particulares eu já não sei.
07. O ritmo de estudos é completamente diferente.
É necessário se adaptar a nova rotina de estudos. Ler os textos recomendados pelos professores antes das aulas, anotar dúvidas, sublinhar questões importantes, conversar sobre os textos com os professores, sobre o que você entendeu, o que você não entendeu. Fazer os exercícios e trabalhos pedidos. Reler os textos depois das aulas, sublinhando novas questões importantes que você não tinha percebido, apagar o que você achava que era importante mas, na verdade, não é. É trabalhoso e requer muita dedicação. Você vai ter que dar um jeito de conciliar sua vida social com a vida acadêmica.
08. É difícil se manter.
É bem difícil manter o rendimento na faculdade. Vai ser fácil estudar no primeiro período, mas manter o ritmo nos outros períodos é mais difícil porque você fica cansado dessa rotina. Os professores também costumam exigir mais conforme o passar dos períodos.
09. A faculdade te dá muitas oportunidades de crescimento.
Eu acreditava que a rotina de um universitário era: entrar na faculdade, estudar, sair e procurar emprego, mas não! A universidade tem grandes projetos e você pode ganhar conhecimento, experiência e dinheiro trabalhando nela! Você pode estagiar no setor de administração, pode ser monitor de disciplinas, pode fazer pesquisa... É um mundo de oportunidades e você precisa saber aproveitá-las!
10. Coeficiente de rendimento é tudo.
Seu coeficiente de rendimento, o famoso CR, vai ser sua identidade dentro da faculdade. Se você tiver o CR acima de 7, pode concorrer a bolsas, intercâmbios e diversas coisas que a universidade oferece. O CR também serve como desempate entre candidatos: quem tem o maior CR, ganha! Então, se você quiser concorrer a algo, é bom você estudar e se dedicar bastante para ter o CR bem alto e evitar concorrência.Você já faz faculdade e acha que eu esqueci de mencionar algo? Comenta aí! E se você pretende entrar na faculdade num futuro próximo, leia essa lista com muito carinho e me conta se serviu de alguma coisa depois! Ok? ♥
Beijinhos!